QUEM SOMO-NOS

O projeto “UNiversidade Encontra Economia para Sustentabilidade” (UNEES) pretende criar uma rede entre a formação profissional e investigação das universidades participantes com actores de sustentabilidade do sector privado.

ALEMANHA

Humboldt-Universität zu Berlin

O Centro de Desenvolvimento Rural (SLE) da Humboldt-Universität zu Berlin forma há muitas décadas profissionais que atuam em programas e projectos bilaterais e multilaterais de cooperação. O SLE treina estudantes de pós-graduação em cooperação, oferece cursos de capacitação a especialistas e gestores internacionais, assessora instituições no desenvolvimento curricular e conduz pesquisas orientadas a práticas. Obteve reconhecimentos internacionais significativos e criou uma série de instrumentos e métodos que se mostravam efetivos no campo. O SLE iniciou a cooperação trilateral para transmitir capacidades e criar possibilidades de trocar conhecimentos em desenvolvimento rural sustentável.

BRASIL

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) abrange, com o seu programa de mestrado “Práticas em Desenvolvimento Sustentável”, um amplo leque de temas da área da sustentabilidade. São discutidos temas relacionados ao gerenciamento sustentável de recursos naturais, prevenção de catástrofes naturais e segurança alimentar, tendo como plano de fundo o desenvolvimento sustentável.
O curso oferece aos profissionais aspirantes uma sólida base teórica e habilidades práticas para compreender a complexidade do desenvolvimento sustentável e gerenciar os desafios multidimensionais das áreas rurais e urbanas no Brasil.

MOÇAMBIQUE

Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

O Departamento de Sociologia, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Maputo, oferece como pósgraduação o “Mestrado em da Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento” (MSG), o Mestrado em Sociologia de Desenvolvimento (MSD) e o Doutoramento em Desenvolvimento e Sociedade (DDS). Todos os cursos oferecem uma formação em desenvolvimento sustentável, sensibilizam e qualificam profissionais para lidarem com questões complexas sobre desenvolvimento com uma abordagem multidisciplinar. Concentramse na teoria e na prática em desenvolvimento sustentável e na aplicação de ferramentas empíricas da pesquisa social.

Aprenda mais sobre a historia da cooperação trilateral.

Lea a historia

Aprenda mais sobre as actividades de UNEES no nosso folheto.

Lea o folheto

PARCEIROS

FFG

Alemanha – Frankenförderforschungsgesellschaft mbH em Berlim se enfoca na pesquisa orientada para acção na área da agricultura, da alimentação e da medicina veterinária.

frankenfoerder-fg.de

AMBERO

Alemanha – A Consulting Gesellschaft mbH em Bonn se dedica à adaptação, a mudança climática, gestão de recursos naturais na Alemanha e Moçambique.

ambero.de

ABIODES

Moçambique – Associação para Desenvolvimento Sustentável é uma associação moçambicana sem fins lucrativos. A ABIODES desenvolve actividades de âmbito nacional, regional e internacional com enfoque para Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional, Ambiente, Recursos Naturais e Biodiversidade e Lobby e Advocacia para o Desenvolvimento Sustentável.

www.abiodes.org.mz

ROSA

Moçambique – Rede de Organizações para a Soberania Alimentar, é uma coligação de organizações de advocacia na área de políticas agrárias e de desenvolvimento para o alcance da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

www.rosa.org.mz

UNAC

Moçambique – A União Nacional de Camponeses é um movimento de camponeses do sector familiar que luta pela participação activa dos camponeses no processo de desenvolvimento. O objectivo geral é de representar os camponeses e suas organizações para assegurar os seus direitos sociais, económicas e culturais.

www.unac.org.mz

PNG

Moçambique – O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), em Moçambique, é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África: em 2008 foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG, entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), sem fins lucrativos.

www.gorongosa.org

CI

Brasil – Conservação Internacional (CI) Brasil é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a protecção da natureza para o bem-estar humano. Conserva-a promovendo sociedades saudáveis, sustentáveis e o bem-estar humano por meio de três eixos centrais: Capital Natural, Produção Sustentável e Governança.

www.conservation.org/brasil

REGUA

Brasil – OA Reserva Ecológica de Guapiaçu REGUA é uma organização brasileira não-governamental (ONG), que visa a conservação da Mata Atlântica da bacia do alto rio Guapiaçu por: Protecção da Mata Atlântica, a Integração das necessidades da comunidade local, a restauração de habitats, a realização de bio inventários de fauna e flora e o incentivo e apoio à pesquisa científica.

regua.org

MICO LE?O

Brasil – A Associação Mico-Leão-Dourado tem carácter científico-sócio-educacional e sua missão é promover a conservação da Mata Atlântica, situada na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica.

www.micoleao.org.br

BOMFIM

Brasil – A Associação dos Produtores do Bonfim busca o desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Bonfim defendendo os interesses dos Produtores Rurais da região. São notáveis pela produção de verduras, temperos, flores, mel e trutas.

produtoresdobonfim.blogspot.com.br

ANITA SANTORO

Brasil – Em Silva Jardim, um dos municípios mais pobres do estado do Rio de Janeiro, Anita Santoro e seu marido, Alicio Cortat produzem alimentos orgânicos. Em apenas quatro anos, depois de reflorestarem uma área devastada colhem orgânicos como milho, pupunha, maracujá e mandioca.

www.organicsnet.com.br/tag/anita-santoro

GIZ BRASIL

Brasil – Como fornecedor de serviços de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável e o trabalho de educação internacional, a GIZ se dedica a construir um futuro que valha a pena ser vivido em todo o mundo. No Brasil suas áreas prioritárias são: energias renováveis, eficiência energética e protecção e uso sustentável das florestas tropicais.

www.giz.de/en/worldwide