CURSOS

Oferecemos cursos diversos para aprendizagem

Curso PAD

Pesquisa orientada para a Ac??o e Decis?o

O Centro de Treinamento Avançado em Desenvolvimento Rural (SLE) da Universidade Humboldt de Berlim desenvolveu há décadas um conceito experimentado em centenas de estudos. As “Pesquisas orientadas para Acção e Decisão” (PAD, sigla do alemão: AEU) facilitam o planeamento, execução e acompanhamento de pesquisa orientada para a prática em universidades e serão aplicadas com sucesso no ensino e na pesquisa da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Autónoma de Manizales na Colômbia. PAD é uma metodologia que que dá suporte para uma equipe interdisciplinar alinhar os resultados das pesquisas a seus utilizadores, independentemente de se tratar de um ministério ou de um grupo de agricultores.

Geralmente, não produz apenas análises, mas formula também recomendações. Além disso, através de consultoria, dá suporte aos utilizadores das pesquisas no diz respeito à implementação concreta de melhorias e inovações e que é calculado com recursos financeiros e de pessoal limitados. Com o auxílio da metodologia PAD podem ser realizados estudos sobre os mais diferentes temas. Possíveis temas estendem-se desde estudos para o estabelecimento de linhas básicas (basic lines) até estudos de desenvolvimento de sistemas de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, as abordagens envolvem desde levantamentos socioeconómicos quantitativos até a realização de workshops de possíveis cenários

Curso assessoria

Ou que é a importância da assessoria no contexto do desenvolvimento rural, do que falamos quando falamos da assessoria e o qual é o papel da pessoa assessora nesse? Actualmente, existem muitos desafios no desenvolvimento rural e na agricultura, incluindo o esgotamento dos recursos naturais, a crise dos preços dos alimentos, a degradação ambiental e a mudança climática. Em todo o mundo, muitos países são afectados, independentemente do seu status social, económico e político. Além disso, apesar dos esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento, ainda existe uma pobreza rural persistente e um desafio nutricional global.

Os serviços de assessoria rural são essenciais para apoiar as pessoas a enfrentar desafios atuais e novo se melhorar as condições de vida das pessoas rurais em todo o mundo e para fornecer um desenvolvimento sustentável A pessoa assessora ou o conselheiro apoia de forma metodológica o analise de problemas e visa facilitar um processo no qual o grupo alvo desenvolve estratégias e capacidades para enfrentar os seus problemas. A pessoa assessora de essa maneira não oferece soluções pré-elaboradas, mais bem acompanha um processo participativo. Assegurar a participação activa do grupo alvo na análise da situação e dos problemas é um elemento crucial para garantir um desenvolvimento sustentável.

Curso RuralInvest

O curso RuralInvest oferecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) compreende um conjunto de ferramentas metodológicas e informáticas para a preparação e avaliação financeira de projectos de investimentos e planos de negócios. Ele ajuda os empreendedores a melhorarem a qualidade e a viabilidade de seus projectos assegurando que aspectos importantes (técnico, organizacional, comercial, social, ambiental e financeiro) sejam devidamente considerados.

Além disso, o RuralInvest ajuda gestores de projectos por meio da sistematização e harmonização das propostas de investimentos preparadas no software, de forma que este possa analisa- las e compará-las, decidindo pela aprovação ou não do investimento.
Os projectos contemplador para a utilização do software podem ser diversos, desde projectos do pequeno agricultor à um grande empreendimento. O curso é uma excelente ferramenta para empreendedores sustentáveis que desejam o sucesso de seus projectos pelas vias do desenvolvimento sustentável.