A historia da cooperação trilateral
O Centro de Formação Avançada em Desenvolvimento Rural (SLE), da Universidade Humboldt em Berlim estabeleceu, há vários anos, uma parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, que culminou com a introdução e implementação, de um Programa de Mestrado em Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento (MSG) a partir de 2008.
Desde a sua implantação, o programa tem sido bem-sucedido. Anualmente são inscritos 25 à 35 estudante provenientes de instituições públicas e privadas bem como de organizações não-governamentais que, após dois anos de formação, concluem com sucesso o referido programa. Relativamente à cooperação importa referir que a partir de 2014 a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro juntou-se à parceria trilateral e os respectivos docentes têm contribuído na reforma curricular do MSG, concretamente na concepção dos conteúdos das áreas de especialização e na implementação do programa de doutoramento.
Docentes moçambicanos e alemães leccionam na UFRRJ temas e conteúdos específicos e dão assessoria em pesquisas aplicadas.
Mais ainda, foram oferecidos, em Berlim, cursos de formação para estudantes e docentes de Moçambique e do Brasil. As três instituições reconhecem igualmente que soluções sustentáveis para fazer face aos desafios do desenvolvimento passam necessariamente pela inclusão e pelo envolvimento do sector económico privado. Por isso a cooperação trilateral pretende ampliar o projecto através da integração de parceiros privados, sobretudo aqueles que defendem os princípios de desenvolvimento económico, ambiental e social e sustentável.
Actualmente, no marco do projecto UNEES, “Universidade Encontra a Economia para a Sustentabilidade“ ou „Parcerias do sector privado entre universidades e empresas na Alemanha e em países em desenvolvimento ”, as tres universidades lograram estabelecer mais de 12 parceiros do sector privado.