MSG e Sector Privado unidos na pesquisa rumo ao Desenvolvimento Sustentável
Moçambique celebra este ano, o ano Eduardo Mondlane, sob o lema “50 Anos Celebrando Eduardo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional 1969 a 1919”, num ano singular, de comemoração do sexagésimo aniversário do patrono da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que vem inspirado o povo moçambicano ao longo dos tempos na busca da sua identidade e na luta por um mundo mais justo e inclusivo.
Como forma de celebrar esta efeméride, na semana de 17 a 21 de Junho do corrente ano, diferentes actividades tiveram lugar ao nível da UEM para celebrar os 50 anos depois da morte de Eduardo Mondlane.
Fazendo jus a sua missão e na busca de soluções para os desafios contemporâneos da sociedade moçambicana, o programa da pós graduação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM realizou no dia 21 de Junho de 2019, uma Conferência cientifica sob o lema MSG e Sector Privado unidos na pesquisa rumo ao Desenvolvimento Sustentável.
O palestrante principal foi o Salimo Valá, que falou dos desafios e perspectivas de negócio sustentáveis em Moçambique. Em seguida foram apresentados os resultado de pesquisas dos estudantes da pós-graduação e simultaneamente decorreu uma exposição de negócios sustentáveis, que incluio produtos reciclados, de reaproveitamento de matérias usados, residios sólidos e produtos ecológicos que podem trazer um contributo particular no desenvolvimento de cidades resilientes aos efeitos das mudanças climáticas e alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento visava também aproximar a Universidade ao sector privado, permitindo a partilha de conhecimento e experiência, como também a divulgação, venda de produtos e serviços sustentáveis.
Este evento teve a honra da visita do Magnifico Reitor da UEM, bem com do vice-reitores e todas as estruturas da instituição como ilustram as imagens.
A pós-graduação do Departamento de sociologia da FLCS da UEM, possui três programas de pós-graduação, sendo dois de mestrado (Sociologia Rural e Gestão de Desenvolvimento e Sociologia de Desenvolvimento) e um de doutoramento em Desenvolvimento e Sociedade.
Eduardo Mondlane foi Herói Nacional que se destacou em vários domínios do saber, como são exemplos da antropologia, sociologia, história e ciência política, sempre preocupado com eliminação das desigualdades, educação dos jovens com valores humanísticos em prol do desenvolvimento socioeconómico sustentável.