As experiências da PAD (Pesquisa orientada para Ação e Decisão)
No 2º encontro de 03 a 07 de junho de 2019 organizado pela cooperação do Seminar für Ländliche Entwicklung – SLE (Centro para o Desenvolvimento Rural) da Humboldt-Universität zu Berlin com os países da Colômbia, México e Peru foram convidados representantes da UNEES, Dr. Karin Fiege, Dr Samuel Quive pela Universidade Eduardo Mondlane de Moaçmbique e o Dr. Leandro Martins Fontoura, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para apresentar suas experiências com a PAD no projeto trilateral e também para buscar uma possível cooperação com os demais países sul-americanos. Participaram deste evento os representantes da Universidade Autônoma de Manizales, Universidade de Manizales e da Universidade Católica Luis Amigó na Colômbia, Universidad de Caldas e Universidad Católica de Manizales além de representantes da Universidade Nacional Mayor de San Marcos no Peru e representantes da Universidade Autónoma de Nayarit, no México.
A reunião teve lugar nos salões do SLE em Berlim e apresentou 16 representantes de universidades.
Em uma semana de reuniões vimos os benefícios institucionais dos produtos PAD no nível universitário. Além disso, houve a participação dos parceiros dos projectos e também a busca por estratégias para a difusão dos estudos, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades beneficiadas.
O processo de concordar com um projeto comum que pode beneficiar cada instituição trabalhando em um contexto internacional levou a muitas ideias por parte dos representantes.
Quanto à possibilidade da participação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Eduardo Mondlane, as suas contribuições mostraram-se importantes para alcançar as metas e desenvolvimento sustentável no âmbito do projeto e da sociedade.
Estabelece-se que a PAD é um produto estável, verificável e prático, portanto a demanda no processo requer um grupo de trabalho dinâmico e interdisciplinar. A PAD não se limita apenas à pesquisa, mas também estimula o pensamento crítico dentro da sociedade.
Para ser eficaz são necessários parceiros e um canal de comunicação otimizado, com a inclusão de atores-chave nas esferas administrativa, pesquisa, sociedade civil e privado, bem como os estudantes dentro do mercado profissional.
Esse trabalho de cooperação também tenta abordar o problema da pobreza e do meio ambiente no contexto global e busca maior eficácia no âmbito de trabalho em rede para realizar projetos compartilhados.